domingo, 21 de outubro de 2007

Zaragoza soy yo


Ontem, estava conversando com um amigo sobre solos de guitarra e falei que, pra mim, o melhor guitarrista ativo é o Vini Reilly do Durutti Column. Acho o cara um gênio e não existem argumentos racionais que me demovam desta idéia; nem tentem. Hoje à tarde, tinha até me esquecido dessa tal conversa, quando chega uma pessoa no msn - que eu não conheço e que não me conhece - e me manda um vídeo de Jaqueline, música do melhor e mais conhecido (?!) disco do DC, o LC de 1981.

Bateu uma saudade imensa e resgatei o mesmo disco pra ouvir. E, poxa, como envelheceu bem. Disco pra chorar, de verdade. Só sei que Durutti é minha banda preferida da Factory e top 5 da minha vida. Sinto um amor grande quando ouço as composições do Vini, é uma experiência perto de ser catártica. A verdade é que não resisti e resolvi pôr duas faixas do disco citado acima.

A primeira delas é a "Detail for Paul" e foi escolhida simplesmente por ter sido meu primeiro contato com a banda e, conseqüentemente, responsável pela paixão à primeira ouvida. Lembro da primeira vez que a ouvi, nos anos oitenta ainda, e me entreguei. Não é a melhor disco, mas é uma das que mais me emociona.

The Durutti Column - Detail for Paul

A segunda é a satieana "The Sweet Cheat Gone", pra reafirmar que além de excelente guitarrista, Reilly ainda é pianista com bases consistentes.

The Durutti Column - The Sweet Cheat Gone

De brinde ainda vou colocar uma faixa do último disco deles, deste ano, com um toque meio new age, mas que é sensacional. Só que a vibe da música é bem pesada, Interleukin 2 é um remédio para câncer e o Anthony em questão é o Tony Wilson, morto este ano.

The Durutti Column - Interleukin 2 (for Anthony)
(essa faixa não rola streaming, ela é grande demais e tive que pôr em outro servidor, mal ae)

O DC já lançou dezenas de discos e ainda fez o melhor disco de 2006 na minha lista, o "Keep Breathing". Será que ainda conseguirei ver Vini Legendreilly vivo e tocando?? Espero!
E um adendo, não posso deixar de falar do percussionista Bruce, grande parceiro de Reilly ao longo dos anos, o cara também é mestre supremo!

1 comentários:

Anônimo disse...

Quando eu crescer, quero escrever igual a você.
Parabéns continue assim!!!