terça-feira, 23 de outubro de 2007

Prepare to burn

The Heavy - That Kind of Man

"The Heavy make the kind of dirty, guitar-scorched hip hop soul which leads you into temptation. And then you’re going to burn."



Pra não ficar só no vídeo, fiz o upload de uma mp3 deles:

The Heavy - Coleen

Dois lados de uma mesma moeda

Consigo me emocionar ouvindo tanto música brasileira de um fã - como eu - de stan kenton, quanto ouvindo um indiepop grudento e fofo. Acho isso uma qualidade.



Essa música do João Donato me faz lembrar o quanto fiquei impressionada quando a ouvi pela primeira vez. É pepita, coisa fina e adoro ouví-lo cantando, pena que faz isso tão pouco. Poderia ouvir só João Donato dias a fio e o Quem é Quem, de 1973, é meu preferido dele, mesmo a escolha sendo muito difícil.

João Donato - Chorou, chorou


A outra música, a que me referi, é uma das canções pop mais bonitas do ano. Tirada do novo disco do Stars.

Stars - My Favourite Book

domingo, 21 de outubro de 2007

Músicas do fim da noite

Último disco antes de dormir foi a coletânea de 2006, "Erre que Erre", da Siesta. Não resisti e vou pôr umas faixas aqui.



A primeira é uma cover do Marcos Valle, porque quase todas as bandas da siesta veneram música brasileira. E essa versão ficou lindona, estou há um tempão querendo compartilhá-la com outras pessoas.

Mardi Silhouette - Democústico


Tem gente que não gosta muito da fase atual da Siesta, que se prolonga desde que as bandas ficaram muito indiebossa. Eu, pelo contrário, gosto. Porque nem sempre a música tem que despertar grandes emoções em mim ou ser fabulosa, às vezes quero simplesmente um BG, algo que nem me faça pensar, só obedecer a inércia, porém agradável. Mas aí, de repente, algo dá "errado" e a música passa a ser o centro das atenções. Tal como essa, cover do "The Lettterman", hoje:

Rita Calypso - Only Friends

Zaragoza soy yo


Ontem, estava conversando com um amigo sobre solos de guitarra e falei que, pra mim, o melhor guitarrista ativo é o Vini Reilly do Durutti Column. Acho o cara um gênio e não existem argumentos racionais que me demovam desta idéia; nem tentem. Hoje à tarde, tinha até me esquecido dessa tal conversa, quando chega uma pessoa no msn - que eu não conheço e que não me conhece - e me manda um vídeo de Jaqueline, música do melhor e mais conhecido (?!) disco do DC, o LC de 1981.

Bateu uma saudade imensa e resgatei o mesmo disco pra ouvir. E, poxa, como envelheceu bem. Disco pra chorar, de verdade. Só sei que Durutti é minha banda preferida da Factory e top 5 da minha vida. Sinto um amor grande quando ouço as composições do Vini, é uma experiência perto de ser catártica. A verdade é que não resisti e resolvi pôr duas faixas do disco citado acima.

A primeira delas é a "Detail for Paul" e foi escolhida simplesmente por ter sido meu primeiro contato com a banda e, conseqüentemente, responsável pela paixão à primeira ouvida. Lembro da primeira vez que a ouvi, nos anos oitenta ainda, e me entreguei. Não é a melhor disco, mas é uma das que mais me emociona.

The Durutti Column - Detail for Paul

A segunda é a satieana "The Sweet Cheat Gone", pra reafirmar que além de excelente guitarrista, Reilly ainda é pianista com bases consistentes.

The Durutti Column - The Sweet Cheat Gone

De brinde ainda vou colocar uma faixa do último disco deles, deste ano, com um toque meio new age, mas que é sensacional. Só que a vibe da música é bem pesada, Interleukin 2 é um remédio para câncer e o Anthony em questão é o Tony Wilson, morto este ano.

The Durutti Column - Interleukin 2 (for Anthony)
(essa faixa não rola streaming, ela é grande demais e tive que pôr em outro servidor, mal ae)

O DC já lançou dezenas de discos e ainda fez o melhor disco de 2006 na minha lista, o "Keep Breathing". Será que ainda conseguirei ver Vini Legendreilly vivo e tocando?? Espero!
E um adendo, não posso deixar de falar do percussionista Bruce, grande parceiro de Reilly ao longo dos anos, o cara também é mestre supremo!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Non, Je Ne Regrette Rien

Vou demorar uns três dias para me recuperar da choradeira do filme sobre a vida de Edith Piaf. Para sair do lugar comum, taí um vídeo da música "La Foule" interpretada por um grupo de artistas romenos. Junção de duas das minhas paixões musicais:

I'm okay alone, but you've got something I need


Essa frase aí de cima marcou minha vida por anos e anos, não só por seu significado, mas sim porque essa música é uma delícia e ainda é hit atemporal. Tirei a faixa de uma compilação da Melanie, mas ela, inclusive, está na trilha do Boogie Nights e eu prefiro essa versão do que a da Janis. Fora que a Melanie era tão linda que dá até gosto de ficar olhando pra ela, não?

Melanie - Brand New Key

Ah, tem o vídeo também, recomendo:



E eu já desisti de encarar meu blog como um meio para disponibilizar discos inteiros. Eventualmente, quem sabe?!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Clássico do dia


Já que não achei o Harry Roche Constellation no meio da zona dos meus discos de back-up, resolvi ouvir alguma outra coisa da él, a coletânea Sunshine Pop 99. Depois de pensar e ficar em dúvida umas 10 vezes, escolhi o maior clássico do Fantastic Something pra pôr no blog. Música linda, receita de perfect pop!

Fantastic Something - If She Doesn't Smile

Bem que eu queria pôr o disco todo aqui, mas nem vou pensar nisso senão um pc voará pela janela ou um atentado ao speedy será cometido.

Notícia espetacular do dia


A gravadora mais cool de todos os tempos, a él Records, resolveu relançar os dois discos do Harry Roche Constellation, Spiral e Sometimes.
Minha cartinha ao papai noel está sendo redigida neste exato momento.

Pós-post: a esperta aqui viu que foi lançado em fevereiro o disco. Então a notícia é um pouco mais antiga, mas não menos espetacular.

Vídeo do dia

Monica Zetterlund cantando Trubbel, em 1968. Porque nem só de novidades vive a Suécia. Monica foi uma diva do jazz e gravou com nomes muito importantes do gênero. Tenho um disco dela aqui que vai para a fila de futuros uploads. Adoro a voz dessa mulher.

domingo, 14 de outubro de 2007

Fim de feriado

O hit do feriado foi uma música de uma lendária banda sueca de indiepop, a Mary-Go-Hound. Eles lançaram apenas um single, mas são reverenciados por quem gosta do estilo. A música que foi trilha de todo meu feriado não saiu nesse 7", mas em uma coletânea em k7 sueca, dos anos 90. A música está aí embaixo, mas você pode baixar a coletânea toda aqui, no blog do meu namorado.

Mary-Go-Round - Into the Morgue

Outra coisa que marcou o feriado foi descobrir uma pequenina cena francesa que me encantou. Estava ouvindo Beirut na casa de um querido amigo francês, quando ele começa a me falar que é moda na França jovens que tocam ukulele, ele inclusive tem um. Me mostrou um coletivo da sua cidade natal chamado C.U.L. (Collectif de Ukulele Lillois), e eu achei espetacular. De quebra ainda descobri a Ginette que tem um projeto com o mesmo instrumento. Deixarei o myspace dela, com uma música em especial como agradecimento ao meu vizinho: Ginette Machin et son Ukulélé. Claro que a música dedicada é a "Mon petit voisin".

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Rapidinhas - mp3 tracks

Pants Yell!

Mais um notícia maravilhosa pro indiepop, o Pants Yell! lança disco novo ainda este ano. Já saiu o primeiro single que é animador:
Pants Yell! - Magenta and Green


Louis Philippe


O mestre-gênio do pop Louis Philippe também está de disco novo, não ouvi ainda, mas isso me lembrou o quanto amo esse cara. Resolvi compartilhar aqui uma música antiga dele, a minha preferida. É amor mesmo!
Louis Philippe - You Mary You


Cloudberry Records


Já que todos os blogs de indiepop estão falando do novo single do Airfields, vou na contramão, continuarei falando da Cloudberry, mas de outros artistas que me chamaram a atenção. Pra quem não conhece, a gravadora só lança singles de 3" e tem toda uma ideologia política por trás.

Twig - Helen of Troy
Passei por um estranhamento quando ouvi o disco de estréia do Twig, uma banda sueca. O som é muito bom, mas eles soam anozoitenta demais pra mim. Mas essa música, que saiu num single da Cloudberry é essencial!
Myspace da banda


April Skies - A lifetime in the sun
Conheci o April Skies por um acaso, caindo no perfil do Anders no last.fm. Ele avisou que o single tinha acabo de sair pela Cloudberry e fui conferir e claro que adorei. Indiepop norueguês do bom.
Myspace da banda



The Almanacs




The Cripple Lilies


Baixei o disco do Cripple Lilies sem expectativa alguma e fui ouvindo sem grandes pretensões. Lá pela quarta vez, ele bateu tão gostoso e nas últimas semanas têm sido uma constante por aqui. Duo com vibe indie folk, que eu tanto curto (a capa é aquela coisa linda ali em cima). É mais um que está na lista dos meus futuros uploads para o blog. Enquanto não consigo fazer isso, upei uma das faixas, toda vez que ela começa a tocar, a cabeça insiste em balançar.
The Cripple Lilies - Left Over Legs



The Sadies


Depois de ler uma resenha do Sadies em um de meus sites favoritos sobre música, resolvi baixar o novo álbum. Não me decepcionou, continuam com a mesma alta qualidade dos trabalhos passados e com os olhos ainda voltados para trás. Revivalismo sem vergonha mesmo! O disco é bom, mas a terceira faixa é hit. Eu já disse no meu twitter que ela é 70's intravenoso, e ainda acrescento que toda vez que a ouço, penso no Lynard Skynard. Não tentem entender minhas analogias, sempre é subjetivo demais, mas vale a pena ouvir, nem que for pra me xingar depois:
The Sadies - What's left behind

Felicidade é...

... receber em casa o ep Lon Gisland de 12", com cópias limitadas, do Beirut.
Foda!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

The Heavy Blinkers - The Night and I Are Still So Young (Apricot, 2004)


Finalmente
consegui fazer o upload deste disco. Há uma semana tentando, milagrosamente, hoje deu certo.
Esse é um dos discos mais lindos dos anos 00's e um dos - se não "o" - melhores do Heavy Blinkers; banda canadense que transpira anos sessenta.
Pop orquestrado, melodias lindíssimas feitas por pessoas que furaram seus discos do Beach Boys, de tanto ouví-los. Nota-se uma grande similaridade com o Free Design também.
Demorei tanto pra colocar isso aqui que nem sei mais o que escrever.
Um disco belíssimo feito por uma banda maravilhosa, com uma capa genial e lançado por uma gravadora sensacional. Precisa mais? Sou fã!

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Como é fácil reconhecer um artista de verdade

Chorei quando vi as camisetas que esse cara pinta, absolutamente lindas. Veja todas aqui.
Essa embaixo é uma da Natalie Portman no filme "Closer". Tem bastante camisetas de banda também, tão bonitas que dá vontade de comer - é, eu tenho umas paranóias assim. Ele é muito bom, já vou me comunicar, quero uma!



Frustração

Ainda sem conseguir fazer uploads.
Alguns vídeos:

.Lindo clássico do indiepop:


.Danem-se os indies puristas über limitados, música brasileira é vida:

Porque a voz dela é um espetáculo:


+

Porque esse solinho de violão no começo é um escândalo:


+

Uma das minha músicas preferidas do Neil Young.

+
Parte 1 de uma matéria do Vídeo Show sobre a Era dos Festivais - Os anos 70: